CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Um pouco sobre a Cultura Celta – Parte 02

O que é o Reconstrucionismo Celta? Para entender o Reconstrucionismo Celta é necessário primeiro entendermos o que é o movimento reconstrucionista das religiões da antiguidade ditas pagãs. A religião reconstrucionista baseia suas práticas nos estudos de história, mitologia, arqueologia e folclore de uma cultura em particular. O propósito da religião reconstrucionista é reconstruir a religião pagã da tal cultura, em contexto com o mundo moderno. Portanto, o Reconstrucionismo Celta é um esforço de reconstituir, em um contexto cultural Céltico moderno, os aspectos das antigas religiões Celtas que se perderam ou foram suprimidos pelo Cristianismo. O Reconstrucionismo Celta é uma religião politeísta baseada na compreensão da cultura Celta. Nós acreditamos que existem vários deuses e deusas e que eles são entidades separadas e independentes merecedoras de culto. Nós acreditamos que os ancestrais e espíritos da terra/natureza também são entidades individuais merecedoras de reconhecimento e reverencia. A maioria dos Reconstrucionistas Celtas acreditam que as deidades e espíritos agem nesse mundo e em suas vidas pessoais, influenciando-os e respondendo as preces, oferendas e sacrifícios. As deidades celtas são o principal foco de nosso culto. Homens e mulheres são iguais em poder e capacidade na liderança de grupos reconstrucionistas. Para ser adepto ao reconstrucionismo Celta não é necessário ter uma ancestralidade celta, nós respeitamos todos os nossos ancestrais e professores, sendo eles Celtas ou não. Nós aceitamos o ancestral povo Celta como ancestrais espirituais em nossa busca pessoal.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Um pouco sobre a Cultura Celta - parte 01

Meu casamento e do Edu será em uma cerimônia inspirada na cultura e religião Celta. Mas precisamente nos preceitos do Reconstrucionismo Celta. Então decidi falar um pouco sobre os Celtas e sobre o Reconstrucionismo Celta.
Quem eram os celtas? Os povos celtas estiveram espalhados por quase todo o continente europeu. A sua história se estendeu por cerca de dois mil anos (de 1800 aC até o final do século 1 dC). Quando se fala dos povos celtas, não se fala de um império celta, porque eles viviam em tribos independentes. Eles eram organizados política e socialmente em tribos independentes que, ao longo dos anos, foram se espalhando pela Europa. Compartilhavam cultura e costumes religiosos e sociais, tinham uma língua e tradições artísticas comuns. Estavam divididos em tribos aristocráticas governadas por chefes militares empenhados em continuas lutas internas. As enormes distâncias que separavam umas tribos das outras debilitaram a comunicação e favoreciam a desintegração. Ao final do século 3 a.C., a influência dos celtas na Europa estava em declive. Não transcorreu muito tempo antes que fossem ameaçados em várias frentes pelos germanos, dácios e romanos. Um século mais tarde, apenas uma parte do vasto território seguia sob seu controle. Somente a Galia e as Ilhas Britânicas conservavam sua independência e identidade. No século 1 a.C., Galia foi invadida pelo imperador Júlio César e incorporada ao Império Romano. A Grã Bretanha foi rebatizada com o nome de Britania. Todo este tempo, a Irlanda Celta, livre de qualquer intento invasor, tinha desfrutado de uma paz e independência quase absolutas. Como resultado deste clima de tranqüilidade, sua cultura, tradições e língua, puderam sobreviver muito mais tempo que em qualquer outro lugar do mundo celta. Sendo portanto o foco de estudo de muitos que seguem o Reconstrucionismo Celta, assim como eu.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O noivo quer Dia do Noivo

A novidade do dia é essa, Edu disse que vai querer ter o dia do noivo... Algo que hoje já é muito comum. Mas ele se esquece que vamos casar pela manhã e nem eu terei tempo para o dia da noiva, terei apenas uma pessoa que irá fazer minha maquiagem e o penteado. Parece que aos poucos ele começa a se interessar pelas coisas do casamento.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Quero bolo de chocolate

Quem disse que bolo de casamento não pode ser de chocolate? O meu vai ser...
Olha quantas opções legais temos de lindos bolos de casamento de chocolate:

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Não foi exclusividade da Juliana Paes

Vi nas fotos do casamento da Juliana Paes que ela substituiu o buquet por uma unica flor... mas isso não foi exclusividade dela não. Minha mãe há 30 anos atrás fez a mesma coisa... e sempre achei tão lindo e delicado quando via no album de casamento dela aquela única flor tão graciosa na pequena mão da minha mãe.

Minha mãe e meu pai já casados saindo da igreja